GRÉCIA ANTIGA
GRÉCIA ANTIGA
1. (Fatec) "A
cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo,
feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada,
sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si
mesma."
(Toynbee,
Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
Na antiguidade clássica, as cidades-estados
representavam
a) uma forma de garantir
territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das
colônias gregas.
c) uma forma de assegurar a independência
política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização
helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política helenística no sistema político grego.
2. (Fei) Atenas foi
considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime
democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:
a) Era baseado na eleição de
representantes para as Assembléias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano
na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.
b) Apenas os homens livres eram
considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na
Cidade-Estado.
c) Os estrangeiros e mulheres maiores
de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
d) Era erroneamente chamado de
democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.
e) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase
total da população da Cidade-Estado na política.
3. (Fgv) A Guerra
do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.), que teve importância fundamental na
evolução histórica da Grécia antiga, resultou, entre outros fatores, de
a) um confronto econômico entre as
cidades que formavam a Confederação de Delos.
b) um esforço da Pérsia para acabar
com a influência grega na Ásia Menor.
c) um conflito entre duas ideologias:
Esparta, oligárquica, e Atenas, democrática.
d) uma manobra de Esparta para
aumentar a sua hegemonia marítima no mar Egeu.
e) uma tentativa de Atenas para fracionar a Grécia em diversas
cidades-estado.
4. (Fgv) A Guerra
do Peloponeso, ocorrida na Grécia entre 431 e 401 a.C., foi:
a) uma guerra defensiva empreendida
pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de suas principais
praças de comércio do Mar Mediterrâneo;
b) uma luta entre dórios e aqueus na
época da ocupação do território grego que resultou na formação das cidades de
Esparta e Atenas;
c) uma luta comandada pelas cidades de
Esparta e Corinto contra a hegemonia da Confederação de Delos - liderada por
Atenas - sobre o território grego;
d) uma guerra entre gregos e romanos,
pelo desejo de implantação de uma cultura hegemônica sobre os povos do Oriente
Próximo;
e) uma invasão do território grego pelas tropas de Alexandre - O Grande,
na época de expansão do Império Macedônico que herdara de seu pai.
5. (Fgv) A
denominação Magna Grécia refere-se à(s):
a) principais cidades-estado gregas:
Atenas e Esparta;
b) fase expansionista grega e a
conquista de regiões em França e África.
c) áreas colonizadas pelos gregos no sul
da Itália e na Sicília;
d) Bizâncio, onde os gregos formaram
suas mais importante colônia;
e) Hegemonia ateniense durante o período arcaico.
6. (Fuvest)
"Ao povo dei
tanto privilégio quanto lhe bastasse,
nada tirando ou
acrescentando à sua honra;
Quanto aos que
tinham poder e eram famosos por sua riqueza,
também tive cuidado
para que não sofressem nenhum dano...
e não permiti que
nenhum dos dois lados triunfasse injustamente."
Sobre esse texto, é
correto afirmar que seu autor,
a) o dramaturgo Sólon, reproduz um
famoso discurso de Péricles, o grande estadista e fundador da democracia
ateniense;
b) o demagogo Sólon, recorre à
eloqüência e à retórica para enganar as massas e assim obter seu apoio para
alcançar o poder;
c) o tirano Sólon, lembra como,
astutamente, acabou com as lutas de classes em Atenas, submetendo ricos e
pobres às mesmas leis;
d) o filósofo Sólon, evoca de maneira
poética a figura do lendário Drácon, estadista e criador da democracia
ateniense;
e) o legislador Sólon, exprime o orgulho pelas leis, de caráter
democrático, que fez aprovar em Atenas quando governou a cidade.
7. (Mackenzie) Na
Pólis grega e no Império Romano, o trabalhador escravo esteve na origem das
grandes realizações, podendo-se afirmar que:
a) tanto na Grécia como em Roma, eram
instrumentos vivos e participavam da vida política, respectivamente da Bulé e
do Senado.
b) os escravos podiam pertencer
exclusivamente aos cidadãos e realizavam assembléias que defendiam seus
direitos.
c) a fonte principal de abastecimento
de escravos, tanto em Roma como na Grécia, era o comércio com as tribos
africanas.
d) a invasão da Macedônia na Grécia e
as guerras de expansão romanas determinaram o fim da escravidão.
e) o sistema de produção era baseado na força de trabalho de
prisioneiros de guerra ou populações escravizadas.
8. (Mackenzie)
Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período
Arcaico:
a) a posição do indivíduo na
comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua
economia era natural e coletivista.
b) as classes sociais ligadas ao
comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam
ampliar seu domínio social.
c) a existência de uma oligarquia aristocrática,
que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica,
sem atividades mercantis.
d) a proibição da escravidão por
dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos
estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais.
e) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios,
que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais.
9. (Mackenzie)
"... andava pelas ruas e praças de Atenas, pelo mercado e pela assembléia
indagando a cada um: 'Você sabe o que é isso que está dizendo?', 'Você sabe o
que é isso em que você acredita?', ..., 'Você diz que a coragem é importante,
mas o que é a coragem?', 'Você acredita que a justiça é importante, mas o que é
a justiça?',..., 'Você crê que seus amigos são a melhor coisa que você tem, mas
o que é a amizade?'.
Suas perguntas
deixavam seus interlocutores embaraçados,... descobriam surpresos que não
sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças e valores ...
... as pessoas
esperavam que ele respondesse, mas para desconcerto geral, dizia: 'Não sei, por
isso estou perguntando.' Daí a famosa frase: 'Sei que nada sei' ".
(Marilena Chauí)
O texto
relaciona-se com:
a) a criação dos princípios da
Lógica, por Aristóteles, de maneira a formar uma ciência Analítica: A
Metafísica.
b) as tragédias de Sófocles, que
tinham como tema dominante o conflito entre o indivíduo e a sociedade.
c) a obstinação do historiador
Tucídides em descobrir as causas políticas que determinaram os acontecimentos
históricos.
d) as preocupações de Eurípedes com
os problemas do homem, suas paixões, grandezas e misérias.
e) a filosofia de Sócrates, voltada para as questões humanas, preocupada
com as virtudes morais e políticas.
10. (Pucpr) A
Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação política.
Sobre o assunto,
assinale a alternativa correta:
a) Quando as tribos arianas ou
indo-européias dos aqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram na Grécia
encontraram a região desabitada, o que facilitou-lhes a fixação.
b) A conquista da Grécia por Felipe II da
Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.
c) Atenas e Esparta, as principais
pólis gregas foram igualmente fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que
explica serem suas economias iguais, baseadas na pesca, artesanato e intenso
comércio, inclusive marítimo.
d) Tanto Atenas quanto Esparta
implantaram governos tipicamente democráticos nos séculos V e IV a.C., tendo a
primeira, contudo, mantido a forma monárquica de governo.
e) A agressividade das pólis, ou cidades-estados de Tebas e Corinto,
provocou a primeira onda colonizadora grega, que povoou inclusive as ilhas do
mar Egeu.
11. (Pucpr) Em
relação ao pensamento científico e filosófico grego, é correto afirmar:
a) Os sofistas percorriam as cidades
ensinando. Foi com eles que a educação se tornou atividade profissional.
b) A Escola Pitagórica acreditava que
o número era a essência do universo e a medida de todas as coisas.
c) Na Grécia não havia uma clara
distinção entre Filosofia e Ciência.
d) Heráclito lançou as bases da
concepção dialética do mundo ao afirmar que tudo está em movimento e
transformação.
e) Todas as alternativas estão corretas.
12. (Pucrs) As
chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., condicionaram
uma série de transformações políticas, econômicas e sociais no mundo grego.
Dentre essas transformações é correto apontar
a) a consolidação da hegemonia de
Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida
por aquela cidade na região do Peloponeso.
b) a relativa decadência comercial de
Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas
no mar Egeu.
c) a formação da Confederação de
Delos, uma liga militar de forças terrestres comandada por Esparta.
d) a intensificação da luta interna entre
os partidos democrático e aristocrático em Atenas.
e) a substituição do domínio econômico do setor agrícola pelo comercial,
em Esparta.
13. (Udesc) São
fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que
viria a se constituir na civilização grega os poemas "Ilíada" e
"Odisséia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de
episódios e conseqüências relacionadas com a seguinte alternativa:
a) o domínio do fogo ofertado aos
homens por Prometeu;
b) a longa guerra contra a cidade de
Tróia;
c) a implantação da democracia em
Atenas;
d) os combates e batalhas da Guerra
do Peloponeso;
e) a conquista da Grécia pelas tropas romanas.
14. (Uece) A
respeito da "Liga de Delos", que seria a base do imperialismo
ateniense, podemos dizer corretamente:
a) decorreu da aliança de cidades
gregas e persas contra, a expansão macedônica
b) pretendia libertar algumas cidades
gregas, lideradas pela cidade de Delos, da dominação espartana
c) surgiu de um processo de sujeição
ou de domínio exercido por Atenas sobre as demais cidades da Liga
d) definia-se, de início, como uma
aliança militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando à
Atenas o comando das operações
e) mesmo sendo liderada por Atenas,
Esparta apresenta grande influência sobre ela.
15. (Ufpe) Sobre o processo de expansão
das cidades gregas, ocorrido por volta de 750 a.C., assinale a alternativa
correta.
a) Todas as conquistas realizadas
durante a segunda diáspora grega tiveram por base vias continentais em que os
caminhos terrestres foram os de maior importância.
b) Com a melhoria das técnicas de
navegação, incluindo a utilização da âncora, foi possível a conquista de novas
áreas via Mediterrâneo, onde poderosos impérios dificultavam a expansão grega.
c) A travessia dos mares pelos gregos
foi dificultada pela ascensão do poder bélico do Império Fenício na Ásia.
d) A exportação de gêneros
alimentícios gregos para áreas conquistadas só foi possível devido ao
desenvolvimento de novas técnicas e à alta produtividade agrícola.
e) A segunda diáspora veio a ser a solução para garantir a situação
socioeconômica dos gregos.
16. (Ufrn) O mundo
grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado
politicamente. Essa religiosidade foi, marcadamente,
a) de natureza cívica, na medida em que
os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e
sacrifícios, nos altares a eles dedicados.
b) acessível a todas as classes
sociais por ter característica familiar e monoteísta, com um deus que se
manifestava ao povo através de revelação direta e pessoal.
c) portadora de uma ética que
considerava sagrado o trabalho manual dedicado às divindades, o que permitia
enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.
d) de caráter julgador, colocando os
indivíduos a serviço das divindades e punindo os pecados daqueles que
desobedeciam aos deuses ou professavam outras religiões e outros cultos.
e) influenciada pelas conquistas de
Alexandre, o Grande pelo Oriente, que propiciou a expansão da cultura grega em
detrimento da romana.
17. (Ufrs) Em
relação à sociedade espartana, assinale a opção que NÃO corresponde à camada
social dos hilotas.
a) Constituíam a massa de população
vencida, subjugada e pertencente ao Estado.
b) Enquanto força-de-trabalho, eram
expropriados pelos espartanos.
c) Cultivavam a terra com os seus
instrumentos de trabalho, pagando uma renda fixa em espécie.
d) Como prevenção de revoltas e
frente ao perigoso aumento demográfico que apresentavam, sofriam regularmente
os "kriptios", formas de repressão e extermínio realizados por jovens
espartanos.
e) Desenvolviam atividades mercantis que lhes possibilitavam acumular
pequenas fortunas com as quais compravam títulos de cidadania.
18. (Ufscar) E
muitos a Atenas, para a pátria de geração divina, reconduzi, vendidos que foram
- um injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações
exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que
tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam,
apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres estabeleci.
O texto, um
fragmento de um poema de Sólon - arconte ateniense, 594 a.C. -, citado por
Aristóteles em "A Constituição de Atenas", refere-se
a) ao fim da tirania.
b) à lei que permitia ao injustiçado
solicitar reparações.
c) à criação da lei que punia aqueles
que conspiravam contra a democracia.
d) à abolição da escravidão por dívida.
e) à instituição da Bulé.
19. (Unesp) A
civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de
liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente
significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto
afirmar que:
a) a importância dos jogos olímpicos
limitava-se aos esportes.
b) a democracia espartana era
representativa.
c) a escultura helênica, embora
desligada da religião, valorizava o corpo humano.
d) os atenienses valorizavam o ócio e
desprezavam os negócios.
e) poemas, com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a
compreensão do período homérico.
20. (Unesp) Dentre
os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida
contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a
participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de
confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do
trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como
expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
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